bloqueio

quarta-feira, 1 de junho de 2011

AULA 16 - 01/06/2011 - Exercícios

Na aula de hoje foi acordado com o professor e continuamos fazendo exércicios sobre estruturas de repetição, resolvendo duas questões, sendo corrigido apenas a primeira.

1 - Um supermercado deseja reajustar os preços de seus produtos usando o seguinte critério, o produto poderá ter o preço aumentado ou diminuído. Para o preço ser alterado, o produto deve preencher pelo menos um dos requisitos a seguir
VENDA MEDIA
PREÇO ATUAL
% DE AUMENTO
% DE DIMINUIÇÃO
<500
<R$30,00
10
-
>=500 e <1.200
>=R$30,00 e <R$ 80,00
15
-
>=1200
>=R$80,00
-
20

Faça um programa que receba o preço atual e a venda media mensal do produto, caucule e mostre o novo preço.

algoritmo "preco"
var
    media_men, preco_atu, porc_a, porc_a2, porc_d: real
inicio
      escreval("Digite a média mensal do produto")
      leia(media_men)
      escreval("Digite o preço atual do produto")
      leia(preco_atu)
      SE (media_men<500) ou (preco_atu<30.00) ENTAO
         porc_a<- ((preco_atu*10/100)+preco_atu)
         escreval("O novo preço é:", porc_a)
      FIMSE
      SE ((media_men>=500) e (media_men<1200)) ou ((preco_atu>=30.00) e (preco_atu<80.00)) ENTAO
         porc_atu2<- ((preco_atu*15/100)+preco_atu)
         escreval("O novo preço é:", porc_a2)
      FIMSE
      SE (media_men>=1200) ou (preco_atu>=80.00) ENTAO
         porc_d<- preco_atu-(preco_atu*20/100)
         escreval("O novo preço é:", porc_d)
      FIMSE
fimalgoritmo

Download arquivo alg.

2 - Faça um programa que monte os oito primeiros termos da sequencia de Fibonacci.

0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, ...

algoritmo "fibonacci"
var
    res, cont, n1, n2:real
inicio
      cont<-0
      n1<-0
      n2<-1
      escreval(n1)
      escreval(n2)
      ENQUANTO (cont<8) FACA
               cont<- cont+1
               res<- n1+n2
               escreval(res)
               n1<-n2
               n2<-res
      FIMENQUANTO
fimalgoritmo


Download arquivo alg.

O professor acabou conversando com a turma, e pedindo sugestões de como nos poderiamos melhorar as esplicações e etc, pois recebemos os resultados da prova, não sendo muito agradavel, ja que apenas 5 alunos passaram, mas no final da aula o Jossandro acabou reforçando as teorias sobre as estruturas dos comandos de repetições, que foram vistos inicialmente na aula 09. Em relação aos exercícios desta aula, não tive muita dificuldade, apenas na segunda questão que precisei olhar a lógica no livro, mas depois consegui resolver.