bloqueio

quarta-feira, 4 de maio de 2011

AULA 06 - 27/04/2001 - Estrutura Condicional

Nesta aula, terminamos a correção das questões da ultima aula e fizemos mais um exercício sobre construção de algoritmos. Após o intervalo, começamos a entender as Estruturas Condicionais, e resolvemos um exercício. Disponibilizarei todo o conteúdo a seguir.

Exercicio:
1 - Sabendo-se que 1quilowatt é igual a 1/5 do salario minimo. Faça um programa que receba o valor do salario minimo e o valor dos quilowatts consumidos, e calcule:
a) Valor do quilowatt.
b) Valor a ser pago.
c) Valor a ser pago com 15% de desconto.

algoritmo_kw
var
   valor_salar, kw_cons, valor_kw, pagar, desc : real
inicio
      escreval("Digite o valor do salário minimo")
      leia (valor_salar)
      escreval("Digite o número de quilowatts consumidos")
      leia (kw_cons)
      valor_kw <- (valor_salar/5)
      pagar <- (valor_kw*kw_cons)
      desc <- (pagar-(pagar*15/100))
      escreval("O valor do quilowatt é: ", valor_kw, " reais")
      escreval("O valor da conta é: ", pagar, " reais")
      escreval("O valor da conta com 15% de desconto é: ", desc, " reais")
fimalgoritmo

Teste de Mesa
valor_salar= 545
kw_cons= 100
valor_kw <- (545/5) = 109
pagar <- (109*100) = 10900
desc <- (10900-(10900*15/100)) = 9265



Estrutura Condicional




2 - Faça um programa que receba três notas, calcule e mostre a média entre elas, e se o aluno foi aprovado(média maior ou igual a 7) ou reprovado.

algoritmo_medias
var
   nota1, nota2, nota3, media: real
inicio
      escreval("Digite a primeira nota:")
      leia(nota1)
      escreval("Digite a segunda nota:")
      leia(nota2)
      escreval("Digite a terceira nota:")
      leia(nota3)
      media <- (nota1+nota2+nota3)/3
      escreva("A média é:", media)
      SE media>= 7 ENTAO
         escreva (" Aluno Aprovado")
      SENAO
           escreva(" Aluno Reprovado")
      FIMSE
fimalgoritmo

Teste de Mesa
nota1 = 8
nota2 = 5
nota3 = 10
media <- (8+5+10)/3 = 7.66
media >= 7 = Aluno Aprovado



A aula como sempre foi bastante produtiva, avançamos um pouco no conteúdo, chegando as estruturas condicionais, nos fazendo entender que o algoritmo a cada aula que se passa vai adicionando conteúdo e comandos, o tornando cada vez mais extenso. Em matéria de VisuAlg, o professor comentou conosco que ele seria de muito mais fácil entendimento do que um programa sobre programação em Java por exemplo, ele é apenas para testarmos o algoritmo executando os comandos linha após linha, sem raciocinar apenas obedecer o que lhe foi passado, sendo que se for encontrado um erro ele lhe mostrará a linha em que o mesmo esta, bem diferente dos programadores que são muitos mais rígidos com a codificação. Também nos foi alertado sobre a "formatação" do algoritmo, para usarmos mais um TAB por exemplo entre os comandos SE, para demonstrarmos que aqueles determinados comandos estão dentro do bloco de comandos SE por exemplo.