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quinta-feira, 7 de abril de 2011

AULA 03 - 06/04/2011 - Construção e Tipos de Algoritmo



Hoje comecei a entender realmente o significado do termo algoritmo computacional, que nada mais é do que resolver problemas na ordem lógica, para que seja compreendido e executado por qualquer dispositivo com entrada e saída como por exemplo computadores, ipads, celulares e etc. Também me foi passado os métodos para a construção de um algoritmo, um passo a passo, o que acabou nos levando aos tipos de algoritmo como Descrição Narrativa, Pseudocódigo ou Portugol e por ultimo o Fluxograma. Nos foi passado 3 questões, que estarei disponibilizando todas resolvidas.

1 - Especificar um algoritmo para calcular e exibir na tela a área de um triângulo de base b e altura h, em que os valores de b e de h são fornecidos pelo usuário via teclado. A = (b*h)/2

Descrição Narrativa
1º passo: pegar valores de b e h
2º passo: calcular usando a formula A = (b*h)/2       
3º passo: mostrar o resultado final

Pseudocódigo
Algoritmo Area
Var
      b,h,s : real
Inicio
         ler (b,h)
         s <- (b*h)/2
         escreva (s)
Fim

Teste de Mesa
Neste teste para conseguirmos resolve-lo teremos de supormos números, no meu caso 
irei usar 3 como base e 2 como altura, resultando ..

(3 * 2)/2
(6)/2 = 3







2 - Compraram-se 30 canetas iguais, que foram pagas com uma nota de R$ 100,00, obtendo-se R$ 67,00 de troco. Quanto custou cada caneta?

Descrição Narrativa
1º passo - Pegar os valores 30, 100 e 67
2º passo - Subtrair 67 de 100 e dividir o resultado por 30
3º passo - Mostrar o resultado final

Pseudocódigo 
Algoritmo Caneta
Var
       x, y, z, r: real
Inicio
       x <- 30
       y <- 100
       z <- 67
       r ← (y - z)/x
       Escrever (r)
Fim

Este exemplo acima em pseudocódigo esta com algo que o deixa 
um pouco confuso, nele são usados exemplos como x, y, z e para 
quem não tem conhecimento do problema não conseguirá identificar
o algoritmo, sendo o modo correto de faze-lo, é usando neste tipo de 
problema exemplos mais compreensíveis, facilitando o entendimento,
usarei-os abaixo.
 


Algoritmo Caneta
Var
       canetas, pago, troco, valor: real
Inicio
       canetas <- 30
       pago <- 100
       troco <- 67
       valor ← (pago - troco)/canetas
       Escreve (valor)
Fim


Teste de Mesa
Neste não é necessário supormos números pois eles estão inseridos no problema.

(100 - 67)/ 30
          (33)/30
valor R$ 1,10



3 - Se X possui o valor de 15 e forem executadas as seguintes instruções:

X ← X + 3 
X ← X - 6
X ← 3 * X
Qual será o valor armazenado em X ?

E executando o teste de mesa o resultado será.. 36
X ← 15 + 3 = 18
x ← 18 - 6 = 12
x← 3 * 12 = 36


Nesta aula tudo começou a ficar mais claro, o temor a matéria diminuiu bastante, mas só depois de varias explicações e vários erros. Como foi descrito, aprendi a construção e os tipos de algoritmos, ou seja, aprendi a monta-los e resolve-los através da Descrição Narrativa, do Pseudocódigo, do Fluxograma e a conferir o resultado pelo Teste de Mesa. Foi passado também o "tema de casa", o prof. Jossandro nos passou a idéia do webfólio, que é a criação de um blog, no meu caso o Comandos Web, para que possamos fazer uma reflexão de cada aula, vindo a ser no final uma de nossas notas, eis a razão de eu estar aqui.