Hoje comecei a entender realmente o significado do termo algoritmo computacional, que nada mais é do que resolver problemas na ordem lógica, para que seja compreendido e executado por qualquer dispositivo com entrada e saída como por exemplo computadores, ipads, celulares e etc. Também me foi passado os métodos para a construção de um algoritmo, um passo a passo, o que acabou nos levando aos tipos de algoritmo como Descrição Narrativa, Pseudocódigo ou Portugol e por ultimo o Fluxograma. Nos foi passado 3 questões, que estarei disponibilizando todas resolvidas.
1 - Especificar um algoritmo para calcular e exibir na tela a área de um triângulo de base b e altura h, em que os valores de b e de h são fornecidos pelo usuário via teclado. A = (b*h)/2
Descrição Narrativa
1º passo: pegar valores de b e h
2º passo: calcular usando a formula A = (b*h)/2
3º passo: mostrar o resultado final
Pseudocódigo
Algoritmo Area
Var
b,h,s : real
Inicio
ler (b,h)
s <- (b*h)/2
escreva (s)
Fim
Teste de Mesa
Neste teste para conseguirmos resolve-lo teremos de supormos números, no meu caso
irei usar 3 como base e 2 como altura, resultando ..
(3 * 2)/2
(6)/2 = 3
Neste teste para conseguirmos resolve-lo teremos de supormos números, no meu caso
irei usar 3 como base e 2 como altura, resultando ..
(3 * 2)/2
(6)/2 = 3
2 - Compraram-se 30 canetas iguais, que foram pagas com uma nota de R$ 100,00, obtendo-se R$ 67,00 de troco. Quanto custou cada caneta?
Descrição Narrativa
1º passo - Pegar os valores 30, 100 e 67
2º passo - Subtrair 67 de 100 e dividir o resultado por 30
3º passo - Mostrar o resultado final
Pseudocódigo
Algoritmo Caneta
Var
x, y, z, r: real
Inicio
x <- 30
y <- 100
z <- 67
r ← (y - z)/x
Escrever (r)
Fim
Este exemplo acima em pseudocódigo esta com algo que o deixa
um pouco confuso, nele são usados exemplos como x, y, z e para
quem não tem conhecimento do problema não conseguirá identificar
o algoritmo, sendo o modo correto de faze-lo, é usando neste tipo de
problema exemplos mais compreensíveis, facilitando o entendimento,
Algoritmo Caneta
Var
canetas, pago, troco, valor: real
Inicio
canetas <- 30
pago <- 100
troco <- 67
valor ← (pago - troco)/canetas
Escreve (valor)
Fim
Teste de Mesa
Neste não é necessário supormos números pois eles estão inseridos no problema.
(100 - 67)/ 30
(33)/30
valor R$ 1,10
3 - Se X possui o valor de 15 e forem executadas as seguintes instruções:←
E executando o teste de mesa o resultado será.. 36
X ← 15 + 3 = 18
x ← 18 - 6 = 12
x← 3 * 12 = 36
Nesta aula tudo começou a ficar mais claro, o temor a matéria diminuiu bastante, mas só depois de varias explicações e vários erros. Como foi descrito, aprendi a construção e os tipos de algoritmos, ou seja, aprendi a monta-los e resolve-los através da Descrição Narrativa, do Pseudocódigo, do Fluxograma e a conferir o resultado pelo Teste de Mesa. Foi passado também o "tema de casa", o prof. Jossandro nos passou a idéia do webfólio, que é a criação de um blog, no meu caso o Comandos Web, para que possamos fazer uma reflexão de cada aula, vindo a ser no final uma de nossas notas, eis a razão de eu estar aqui.
Teste de Mesa
Neste não é necessário supormos números pois eles estão inseridos no problema.
(100 - 67)/ 30
(33)/30
valor R$ 1,10
3 - Se X possui o valor de 15 e forem executadas as seguintes instruções:←
X ← X + 3
X ← X - 6
X ← 3 * X
Qual será o valor armazenado em X ?E executando o teste de mesa o resultado será.. 36
X ← 15 + 3 = 18
x ← 18 - 6 = 12
x← 3 * 12 = 36
Nesta aula tudo começou a ficar mais claro, o temor a matéria diminuiu bastante, mas só depois de varias explicações e vários erros. Como foi descrito, aprendi a construção e os tipos de algoritmos, ou seja, aprendi a monta-los e resolve-los através da Descrição Narrativa, do Pseudocódigo, do Fluxograma e a conferir o resultado pelo Teste de Mesa. Foi passado também o "tema de casa", o prof. Jossandro nos passou a idéia do webfólio, que é a criação de um blog, no meu caso o Comandos Web, para que possamos fazer uma reflexão de cada aula, vindo a ser no final uma de nossas notas, eis a razão de eu estar aqui.